sábado, 16 de abril de 2011

Hora da Leitura

Durante o mês de março e abril trabalhei com os alunos do CI-2º ano o poema O Pinguim, de Vinícius de Moraes, poeta que será homenageado no dia do livro. Os alunos leram e decoraram o poema para recitá-lo e fizeram a ilustração do poema. Aproveitando o tema do poema, foi trabalhei com eles a vida desse animal, como: características, habitat, alimentação, etc, Com essas informações, os alunos irão realizar mais duas atividades: irão criar a ficha do pinguim e  escreverão uma pequena história tendo como personagem esse animal. Com certeza surgirão belas histórias. O resultado desse trabalho será postado aqui no blog. Eis uma amostra do que eles já produziram.
 Oitra atividade que estou realizando com os alunos são as fichas de leituras. Funciona assim: os alunos se cadastram na biblioteca para fazer empréstimos de livros e levá-los para casa para ler com a família. Junto com o livro, levam uma ficha de leitura para preencher e entregar junto com o livro.  Vejam o resultado:

Aluna: Luísa Sena de Araújo
Idade: 9 anos – CII – 1º ano
Título da obra: Pula, gato
Autor: Marilda Castanha
Resumo: A menina entra em uma galeria de arte escondida em um cabide cheio de roupas, deixou o cabide roupas e foi passear pela galeria. Com seu material de pintura, a menina modificou a posição de um gato que está no quadro.
Continuando o seu passeio vão conhecendo outras obras lindas e não prestou atenção que o gatinho saiu do quadro e começou a lhe seguir.
A menina ia embora da galeria quando o gato pulou em cima dela e pegou o material de pintura.
O gato espalhou todo o material de pintura no chão e pegou i pincel e a tinta, começou a pintar o quadro que ele tinha saído.
 A menina ficou caída no chão, depois ela saiu assustada atrás do gato e ficou muito feliz.
Quando viu que o gato tinha pego o material de pintura para pintar o quadro.
A pintura do quadro era da menina e o gato amigos.
Até as obras do quadro fizeram uma festa por causa da grande amizade da menina e do gato.
O gato e a menina foram embora juntos e felizes da galeria.
..................................................
Aluna: Juliellen Guimarães Albuquerque
Idade: 11 anos – CII-1º ano
Título da obra: A Fada Sempre-Viva e a Galinha-Fada
Autora: Sílvia Orthof
Comentário: Uma historia mutu boa por se tratar de fada bem diferente como por exenplo a fada sempre viva, que não usava farinha (varinha) de condo e sim um leque e a galinha fada que botou setenta e quatro ovos.

Nenhum comentário: