sábado, 28 de agosto de 2010

A língua que se esconde "Por trás das letras"

A tradição pedagógica, qualquer que seja seu enfoque ou discurso, reduziu sempre a alfabetização ao mero aprendizado do sistema alfabético. Já na década de trinta, há mais de meio século portanto, Vygotsky questionava este empobrecimento ao dizer que “ensina-se as crianças a desenhar letras e a construir palavras com elas, mas não se ensina a linguagem escrita”.
Quatro décadas se passaram antes que a psicogênese da língua escrita nos permitisse desvendar o processo pelo qual as crianças chegam a dominar o funcionamento do sistema alfabético. Só então foi possível perceber que, centrados no detalhe, deixávamos de ensinar o fundamental: a língua que se esconde por trás das letras, aquela que se escreve.
Se o objetivo é que o aluno aprenda a base alfabética e algumas convenções ortográficas, então as palavras soltas e as frases sem nexo podem continuar sendo usadas. Mas se o que se quer é que ele chegue a redigir textos, interpretar textos, aprender com os textos e até se divertir com eles, então é preciso redefinir o conteúdo da alfabetização.

Telma Weisz, vídeo e texto impresso Por trás das letras, FDE/SEE – SP.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Chapeuzinho Vermelho X ortografia

Contos de fada nunca são demais e as crianças adoram! Usamos o tema em diversas séries e, a cada atividade que realizamos com esses contos, (re)descobrimos um fato novo que podemos explorar em nossas aulas. Nesta postagem, temos o conto da Chapeuzinho Vermelho, adaptado pela professora Janaína, numa atividade de ortografia. Estarei postando mais atividades a partir de contos de fadas. Aguardem!!!

Atividade de ortografia com lendas

Como estamos no mês do folclore nada melhor criar "aquele clima" e contar algumas lendas para as crianças. Com certeza, elas irão amar e vão ficar motivadas para realizar as atividades propostas a partir das histórias contadas. Trago aqui duas lendas: a do Lobisômen e a da Vitória-Régia para trabalhar a questão da ortografia. 

domingo, 22 de agosto de 2010

Slides de lendas da Amazônia

Essas são as lendas que estamos trabalhando para a Semana do Folclore na escola. Preparei este slide para compartilhar com vocês:

Campeonato da Palavra

Olá, pessoal, estou voltando com algumas novidades que estamos realizando em minha escola. Desde o início do ano estou trabalhando na biblioteca em uma das escolas em que trabalho e, lá tenho tido a oportunidade de realizar algumas atividades que nunca tinha tido tempo de pô-las em prática. Uma delas gostaria de compartilhar com vocês, que é o Campeonato da Palavra, já realizamos a 1ª etapa em junho. A 2ª e a 3ª etapa será agora em agosto. Eis o regulamento:

I Campeonato da Palavra
Objetivos:
-Incentivar a escrita correta das palavras da Língua Portuguesa;
-Despertar o interesse pela língua portuguesa e aumentar o vocabulário de nossos alunos.

Regulamento

1. O 1º Campeonato da Palavra destina-se aos alunos do CII- 2º ano.
2. Os alunos inscritos no Campeonato serão orientados durante todo o período do concurso com oficinas de ortografia portuguesa, na BE, no seu turno de estudo, com a auxiliar de biblioteca.
3. O Campeonato consistirá em 3 etapas, sendo que na:
3.1 - 1ª etapa: constará exercícios de completar lacunas e marcar a resposta certa;
3.2 - 2ª etapa: será realizado um ditado de 20 palavras;
3.3 - 3ª etapa (etapa final): soletrando palavras.
4. Passarão para a 2ª etapa os melhores alunos, ou seja, aqueles que não ultrapassarem cinco erros.
5. Passarão para a etapa final os alunos que não ultrapassarem 50% de erros no ditado.
6. A etapa final realizar-se-á na Semana do estudante e do folclore, em agosto de 2010 e seguirá os moldes do “Soletrando”.
7. As palavras da 1ª etapa serão selecionadas pelos professores da BE, tendo como base o livro lido pelos alunos “Anacleto”, de Bartolomeu Campos de Queirós”” e palavras com dificuldades ortográficas, levando em consideração a reforma ortográfica da Língua Portuguesa.
8. Na 2ª e 3ª etapa, as palavras serão selecionadas pelos professores da BE e sorteadas no dia da prova.
9. Todas as palavras selecionadas estarão de acordo com o vocabulário dos alunos, mas terão alguma dificuldade ortográfica.
10. Quanto os critérios de correção:
-1ª etapa: serão corrigidos os testes com letra legível e haverá somente uma resposta certa, caso contrário, a questão será anulada.
-2ª etapa: emprego correto da letra maiúscula nos substantivos próprios, acentuação correta e escrita correta das palavras;
- Etapa final: acentuação e soletração correta das palavras.
11. Na etapa final, os alunos poderão solicitar ajuda dos professores nos seguintes aspectos, em relação à palavras a ser soletrada:
- sinônimo
- classificação gramatical
- aplicação da palavra em uma frase
12. Calendário da olimpíada:
- 24 a 28 de maio/2010: inscrições
- 31/05 a 18/06: leitura do livro, orientações e oficina
- 21/06 a 25/06: 1ª fase
-02/08 a 13/08: orientações e oficinas
-16/08 a 20/08: 2ª etapa
- 31/08:etapa final
13. Terão direitos a prêmios o: 1º, 2º e 3º lugar .